Vários computadores, apenas um mouse e um teclado. Tenha esta facilidade utilizando este poderoso aplicativo.



Com ele, você consegue conectar quantos notebooks e computadores desejar, transformando dois ou mais monitores (conectados em computadores diferentes) em um único ambiente de trabalho. Mas o que mais chama a atenção no Synergy e a possibilidade de rodá-lo em diferentes sistemas operacionais, permitindo que computadores com Windows se conectem a PCs com Linux ou Mac OS X.
Como a maioria dos programas do gênero, Synergy é dividido em dois componentes: cliente e servidor. O modo servidor deve ser ativado no computador que será usado para acessar os demais. Nas outras máquinas, o programa deverá estar rodando como cliente. 

Como configurar

Para que o programa funcione corretamente, é necessário que as configurações estejam todas corretas. Caso você use algum aplicativo de firewall, é possível que o programa impeça o acesso aos demais computadores. Para que isso não aconteça, talvez seja necessário “liberar” o uso do Synergy no firewall.

Cliente

Para os computadores que servirão como cliente, a configuração é simples. Na tela principal do programa, deixe marcada a opção “Use another computer´s shared keyboard and mouse (client)” e, no campo “Other Computer´s Host Name”, coloque o endereço de IP da máquina-servidor.
Caso não saiba o endereço IP do computador, não há com o que se preocupar. Acessando a opção Info, presente na tela principal do programa, você tem acesso a informações como IP, nome do computador e pasta de instalação. Lembre-se, o endereço de IP que você deve colocar é o da máquina que será o servidor.
Depois de configurado, é só clicar em “Start” e partir para a configuração da máquina que será usada como servidor que, apesar de ser um pouco mais trabalhosa, é fácil e bem intuitiva.

Servidor

A configuração do Synergy no computador principal (que controlará os demais) exige um pouco mais de atenção para que tudo seja feito corretamente. Na tela principal do programa, marque a opção “Share this computer´s keyboard and mouse (server)”. Em seguida clique em “Configure”.
A janela de configuração que será aberta exige certa atenção, pois os detalhes é que vão determinar como o programa deverá se comportar. Essa tela é dividida na parte de “Screens” (telas) e “Links”. Clicando no símbolo "+" presente na parte de “Screens”, você adiciona o nome do computador com o qual você quer se conectar. Para saber o nome do PC, acesse a opção “Advanced” no Synergy da máquina cliente. Após inseri-lo, clique em “OK”.
Agora, é preciso criar as regras para que o Synergy saiba como agir. A criação destas, embora o programa esteja em inglês, é simples. Basicamente, você deve dizer ao aplicativo para qual computador ir quando o mouse atingir as extremidades de seu monitor.
A regra mostrada na imagem está dizendo para o programa: em qualquer lugar (100%) da extremidade esquerda do monitor (left) que o mouse do computador com nome pc-baixakiultrapassar, vá exatamente para a mesma posição (100%) no computador de nome pc1.
Os três primeiros campos correspondem à posição do monitor para a qual você deverá arrastar o mouse a fim de acessar o computador colocado no último campo. Uma regra inversa deve ser criada para que você possa voltar para o computador principal.
Após criar cada regra, não se esqueça de clicar em "+" para que ela passe a ser válida. Se tudo estiver corretamente configurado, clique em “OK” e finalmente em “Start”. Um ícone com uma espécie de raio aparecerá ao lado do relógio, mostrando que você está conectado aos PCs.

Facilidade

Você não precisa mais se perder no meio de teclados e mouses caso tenha mais de um computador para uso. Synergy traz muita comodidade principalmente para usuários que trabalham na manutenção de computadores.


Leia mais em:http://www.baixaki.com.br/download/synergy.htm#ixzz20ua9SsWD

Comentários