Arquivos Batch (.bat)

Nesse post irei falar um pouco sobre arquivos Batch.

O que é um arquivo Batch?

Bacth ou arquivo de lote (também conhecidos por .bat) é um arquivo de computador utilizado para automatizar tarefas. É regularmente confundido com o modo de processamento de dados no qual os dados são processados em grupos, ou lotes, através de uma rotina agendada. O batch neste caso, nada mais é um conjunto de comandos que são rodados sequencialmente.

Criado para o MSDOS, o batch foi utilizado para o sistema operacional carregar programas para preparar o ambiente para rodar outros programas. Por exemplo, o EMM386 que habilitava o uso da memória expandida (além dos 640K).

Alguns técnicos de informática utilizam deste recurso para facilitar a instalação do sistema operacional da Microsoft (Windows por exemplo) utilizando um disco de boot.
Um exemplo de um job batch: shutdown -s.

Este tipo de arquivo pode ser muito perigoso, pois eles são capazes de destruir o sistema operacional sem o usuário saber deletando a pasta principal, enchendo o disco rígido, desconfigurando a inicialização do sistema, entre outros. Por isso é recomendado que apenas execute jobs batch conhecidos. No Windows, estes arquivos podem ser facilmente editados clicando com o botão direito do mouse nele e clicando em Editar. Você pode fazer um utilizando o bloco de notas do windows onde cada linha é um comando diferente de MS-DOS e ao final, salve-o sempre com o final do nome .bat (Exemplo.bat).

Como estes arquivos não são capazes de interagir com o usuário, não é possível fazer jogos e programas em geral apenas com batch, uma alternativa para isso é a utilização da linguagem de programação Basic, que é bem parecida com jobs batch.

Alguns Comandos

ECHO OFF - Desativa as informações e confirmações feitas pelo sistema.
ECHO ON - Ativa as informações e confirmações do sistema.
ECHO. - Pula uma linha
SET - Cria ou modifica uma variável (espaço reservado temporariamente na memória RAM para guardar algumas informações númericas, de caracteres, positivo/negativo entre outros. Não podem ter acento e devem começar com letra). Para chamar a variável posteriormente basta colocá-la entre "%"
CLS - Esse comando limpa todo o ecrã (tela). Clear Screen.
@ - Desativa as informações e confirmações feitas pelo sistema apenas para esta linha.
PAUSE - Faz uma pausa e só volta quando o utilizador premir alguma tecla do teclado.
REM - Este comando não faz absolutamente nada. Ele é utilizado para inserir comentários nos arquivos. Comentários que somente o programador consegue ver, ele não é exibido na execução dos programas.
FOR - Utilizado para representar "loops" de um comando onde à variável é atribuído um dos valores existentes na lista de valores, para que possa ser avaliada e executado o procedimento desejado. Obs: Se na lista de valores for utilizado os caracteres * ou ? será atribuido a variável os nomes válidos para os arquivos.
GOTO - Transfere o controle da execução o do arquivo BAT para a linha que contém o label especificado. Este label é definido no início da linha e precedido pelo caractere "dois pontos" (:). Obs: Serão considerados como nome de label apenas os 8 primeiros caracteres.
F - Executa, condicionalmente comando do DOS após avaliação da condição definida. O comando permite a execução condicional de apenas 1 comando por if.
Existem 3 fornias de IF.
ERRORLEVEL - Avalia se o código de retorno enviado pelo último programa executado é igual ou maior ao número definido no comando IF. Sintaxe: IF [NOT] ERRORLEVEL número .
EXIST/NOT EXIST - Permite avaliar a existência ou não de um arquivo no diretório corrente ou path especificado. Só funciona para arquivo. Sintaxe: IF [NOTJ EXIST arquivo .
SHIFT - recurso que permite a utilização em um arquivo BAT de mais de 10 parametros relocáveis entre os valores %0 a %9.

Como criar um arquivo Batch (.bat)

Para criar um arquivo Batch vamos precisar apenas do bloco de notas. Para executar o bloco de notas, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Bloco de notas.

No bloco de notas, digite os seguintes comandos:

@ echo off
title Blog Hackeando o Planeta
echo Seja bem vindo ao nosso blog.
color f0
rem este comentário não aparece na tela
pause>nul

Agora clique em Arquivo > Salvar Como e salve o arquivo com o nome: Teste.bat

Vamos entender um pouco do código acima.

@ echo off - Faz com que o programa seja executado.
title Blog Hackeando o Planeta - Título que aparece na barra de título.
echo Seja Bem vindo ao nosso Blog - Mensagem que será exibida.
color f0 - A cor do plano de fundo. Essas cores são em códigos hexadecimais.
rem este comentário não aparece na tela - comentário que só aparece para o programador.
pause>nul - Faz com que o programa nao feche após ser executado.

Obs.: Não utilize acentos pois eles não serão mostrados nos programas.

Execute o arquivo e veja o resultado.

Arquivos Batch podem ser muito úteis para atalhos como: desligar ou reiniciar o Computador, abrir o Explorer e também informar o endereço de IP do seu computador. Como por exemplo:

@echo.
@ipconfig | find "Endereço IP"
@echo.
@pause

O comando @ipconfig pega o comando do MS-DOS e executa o mesmo como um atalho, monstrando o endereço IP do seu computador.

Vamos analisar mais um código.

@echo off
title Variaveis numericas
set/p nome= Qual e seu numero?
set/a resultado= nome+5
color f0
rem esta é uma variavel numerica
echo O seu numero é %resultado%
pause>nul

Para declarar uma variável em bat, é necessário colocar o seguinte código:

set/p nome= Qual e seu numero?
set/a resultado= nome+5

O set/ sempre vem seguido de alguma letra que o próprio usuário escolhe. Após a letra é declarado o nome da variável,nesse caso temos duas: Nome e Resultado

set/a resultado= nome+5 - ele soma o número que for digitado + o número 5

echo o teu numero é %resultado% - o echo faz com que o resultado da soma seja apresentado. Nesse caso o echo apresenta o resultado da variável %resultado%. Para apresentar o valor de uma variável, é preciso colocar o Sinal de % (por cento antes e depois do nome da mesma)

Execute o arquivo e veja o resultado.

Pesquise por mais códigos prontos na internet para que você possa aprender mais sobre os arquivos Batch.

Algumas informações desse post foram retiradas de um Curso básico de arquivos Batch criado pelo Allartes do fórum Invaders.

Fonte: Wikipédia - Geocities

Comentários

Postar um comentário