Sites de compras coletivas


Os melhores negócios na internet são sites que conseguem dispor conteúdo interessante e novo, serem lembrados constantemente e por fim trazer o usuário novamente às suas páginas com freqüência. Um bom exemplo disso são as redes sociais, muito populares em todos os cantos do mundo, em uns lugares mais em outros menos.
Vejamos o exemplo do Orkut: conteúdo formado por atualizações dos amigos e conhecidos (interessante, quem não quer saber o que está rolando com a galera?), é lembrado sempre, pois quase todo mundo tem um perfil lá e sempre traz o usuário de volta, já que as novidades não param de chegar e ninguém quer ficar desatualizado. Sucesso garantido (até quando não sabemos, mas é assunto para outra postagem).
Uma oferta antiga do famoso site Groupom
Quem não ouviu falar sobre sites de compras coletivas ainda o vai. Este tipo de negócio vem crescendo mais e mais, inclusive no nosso país. Todos os dias aparece por e-mail convite para participar da nova comunidade de compras “X” que está chegando, sejam versões nacionais de páginas estrangeiras (Groupon) ou iniciativas nacionais (Peixe Urbano).
A fórmula destas compras é simples, mas conta com todos os conceitos para se dar bem na net. É interessante porque são as mais variadas promoções, é lembrado por propagandas na televisão e por uma e-mail diário que os cadastrados recebem e traz o usuário de volta pelo marketing e também pela curiosidade de saber qual a oferta do dia.



Uma oferta antiga do famoso site Groupom

Como funciona

As ofertas anunciadas costumam durar 24 horas então se você perder o tempo da compra não poderá aproveitar. Para que o desconto seja distribuído para os compradores é necessário que um número mínimo seja vendido, então, caso este mínimo não seja atendido, o dinheiro será devolvido ou ficará como crédito no site para promoções futuras.
Depois que a oferta for finalizada, os compradores receberão um cupom com um código único para usar o desconto, então é necessário imprimi-lo ou anotar o código informado e levar até o estabelecimento participante.
Para entrar na onda das compras coletivas é fácil, basta pesquisar os sites no Google, se cadastrar para receber o e-mail diário (consulte antes se a sua região está inclusa antes de fazê-lo, pois várias ofertas são apenas para determinados lugares do Brasil) e começar a comprar. Uma dica importante é confirmar as formas de pagamento, alguns deles não aceitam boleto bancário, só cartão de crédito.

Vale a pena mesmo?

As promoções que rolam são tentadoras e permitem que as pessoas adquirir produtos a baixíssimos preços, além de conhecer novos lugares que talvez não poderiam sem os descontos, então, por que não aproveitar? Só uma pequena recomendação antes de sair comprando: leia atentamente as regras para a oferta! Algumas delas vem com cláusulas que tornam o desconto praticamente inválido, um exemplo são os jantares em restaurantes que pedem uma pessoa pagante do valor sem desconto para cada cupom.

Consumismo X Espertismo

Estudos mostram que os sites de compra coletiva conseguem mexer com o psicológico das pessoas e fazê-las comprar pelo simples fato de aproveitar o desconto e pela pressão da promoção de um dia apenas. Várias oportunidades demoram para aparecer novamente ou nem voltam ao site, mas lembre-se, sempre há outras ofertas similares que você poderá aproveitar outro dia, então, pense bem antes de finalizar o pedidoe veja se aquilo é realmente necessário ou pode esperar para uma outra oportunidade. Acompanhe mais de um site para ver o que tem de legal, principalmente para as oportunidades gastronômicas.


Comentários