Baterias de Notebook: veja o que determina a autonomia e otimize a duração!







Um dos principais benefícios dos notebooks é a mobilidade que eles oferecem. Trabalhar no sofá, estudar na cama, conversar com seus amigos distantes na praça de alimentação do Shopping, são atividades facilmente realizadas através de um note e conexão com a Internet. Mas, para desfrutar de tudo isso, dependemos de um componente essencial: a bateria.

Aprenda um pouco mais sobre sua autonomia e como aumentar o tempo de uso!

A primeira carga
Vários fatores determinam a autonomia da bateria. Um deles é a forma como são realizadas as três primeiras cargas.  É aconselhável que você aguarde a bateria acabar totalmente antes de recarregá-la completamente nessas três primeiras vezes.
Calibragem da bateria
Recalibrar a bateria significa simplesmente recarregá-la na sua capacidade máxima e redefinir o medidor para que exiba o nível de carga com precisão. Você pode notar que o nível de bateria não é corretamente exibido pelo indicador de bateria do Windows, o que pode ser provocado por uma não utilização do notebook ou da bateria por um longo período de tempo. Se o medidor da bateria se tornar impreciso, é hora de recalibrar a bateria! Esse procedimento deve ser feito no mínimo uma vez a cada três meses.
Remoção
Remova a bateria do notebook se não  for utilizá-lo durante 2 semanas, ou, se for deixá-lo continuamente ligado à corrente durante 2 semanas seguidas.
Não coloque nova carga sobre carga antiga
Só se deve carregar a bateria quando ela está descarregada.
Temperaturas

A bateria não deve ser exposta a temperaturas elevadas por um longo período de tempo: Uma exposição prolongada a temperaturas elevadas (por exemplo: dentro de um carro exposto ao sol) irá acelerar a deterioração das células Li-Ion. As baterias de Li-Ion devem ser guardadas em temperaturas entre 20ºC e 25ºC.
Otimize!!

• Reduza o brilho do monitor.• Remova todos os periféricos (Dispositivos USB como: impressoras, mouses, unidades de disco, etc.).• Desligue o botão de Wireless (Ligação de rede sem fios).


Saiba o que é verdade e o que é mito sobre como cuidar da bateria do seu notebook.
 A primeira peça do seu notebook que precisará ser trocada é a bateria. Muitas vezes, a sua vida útil é reduzida por falta de conhecimentos do usuário. Confira alguns conselhos e orientações para que sua bateria não o deixe na mão.
Primeiramente, verifique se o seu notebook utiliza bateria de lithium. As baterias de lithium são mais avançadas que as antigas a base de chumbo ou níquel, mais leves, armazenam mais energia e retém carga por mais tempo. Além disso, elas não apresentam “Efeito Memória”, ou seja, podem ser carregadas antes de serem totalmente descarregadas.
As baterias são feitas para durar entre 300 e 500 ciclos ou algo entre 2 e 3 anos de uso. O ciclo da bateria é medido pelo tempo de carga suficiente, que representa 100% de uso. Se você der uma descarga completa da bateria, foi um ciclo. Se você fizer cinco descargas de 20%, ele também consome um ciclo. Por esse motivo, não há problema se você deixar o notebook ligado na tomada, ou utilizá-lo com poucas sequências, isso, na verdade, irá prolongar a vida útil da bateria. É melhor que esperar descarregar 100% para carregar novamente.
Mesmo baterias de lithium que não tenham Efeito Memória, perdem efeito à medida que o tempo vai passando. Estima-se que a cada ano 20% de seu poder seja perdido. Portanto, verifique a data de fabricação da bateriaantes comprar.
As baterias de lithium atuais trazem um microprocessador, um chip interno que guarda as informações referentes às descargas e recargas efetuadas, um log de sua vida útil. Esse chip tem um consumo de 5% mais ou menos ao mês, devido a temperatura e outras coisas. Nas baterias anteriores essa perda chegava a 20%. Por isso, ao guardar a bateria por um longo período, deixe uma carga de aproximadamente 40 a 60% da sua capacidade.
A carga inicial ideal seria de 12 horas. Esse tempo de carga seria suficiente para que aquele material eletroquímico fique completo.
Quando você utiliza a fonte (AC) você não está queimando ciclos da bateria, mas está gerando um calor muito grande, então é aconselhável que você retire a bateria para evitar danos.



Baixa agora um
 Programa que monitora o consumo da bateria, aumentando sua vida útil.

Comentários