Postado por Fátima Menezes | 12 - fevereiro - 2011 |
Ultimamente, ouço com relativa frequência usuários de várias distribuições Linux indagando como alterar o idioma do sistema para português. Seja por uma instalação feita em inglês, pela ausência de um pacote ou atualização, por simples falha na distro ou em algum programa da mesma; o fato é que aquilo que pode parecer fácil para algumas pessoas, pode realmente dificultar a vida de outras. Com base nesta ideia, trouxe algumas dicas que poderão solucionar o problema.
Ubuntu
Caso todo o sistema esteja em inglês, vá no menu System → Administration → Language Support. Se aparecer uma mensagem requerendo a instalação de um ou mais pacotes de idioma, recomendo que realize a instalação.
Para deixar os menus e as janelas do Ubuntu em Português, procure Português (Brasil) na guia Language. Em seguida, arraste esse idioma para o topo da lista e selecione Apply System-Wide. A ação irá requerer a senha de root para ser finalizada. Caso não encontre o português na lista, use a opção Install / Remove Languages para instalá-lo.
Para que os demais componentes do sistema – números, datas, entre outros – também fiquem em português, use a guia Text. Lá, selecione o idioma desejado e clique para aplicar.
Agora, reinicie o computador.
Uma forma prática de mudar o idioma é alterar a opção Language logo na tela de login do sistema. Aproveite para selecionar o teclado brasileiro, caso este não o esteja. Feito isso, é só realizar o login. Entretanto, recomendo a primeira forma, uma vez que essa segunda pode durar somente em uma sessão do usuário, além de às vezes não ser válida para todo o sistema.
Não tendo seu problema resolvido, tente o comando sudo aptitude -f install no terminal, que irá corrigir “à força” pacotes quebrados.
Essas dicas também servem para o caso de um programa em específico ficar em inglês de uma hora para outra – como softwares da suíte OpenOffice.
Fedora e Mandriva
Também é possível utilizar a tela de login para alterar o idioma nessas distribuições. Não testei nas demais distros, contudo penso que essa forma é válida para várias delas.
Por hora, é só. Espero que o post tenha sido útil. Dúvidas? Comente-as. Até a próxima!
Dicas Site http://www.iotecnologia.com.br
Comentários
Postar um comentário