Profissão Técnico em Informática… Mau caráter ?

Postado por Danilo Augusto
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Você, técnico em informática, já parou pra pensar o quanto o título de técnico é mal visto pelas pessoas ? Não importa se é técnico em informática, eletrônica, mecânica… o que importa é que somos técnicos, só isso.


Quantas vezes já ouvi da boca das pessoas um “O técnico me enrolou”, “um técnico me vendeu uma peça nova e colocou uma usada” ou até mesmo “o técnico tirou uma peça boa e pôs uma quebrada”… mas será que as coisas são mesmo assim ? Porque será que temos esta fama ? Podemos mudar essa realidade ?


Respondendo à primeira pergunta: Sim, as coisas são assim sim! Tenho apenas 3 anos na área mas vivi o bastante pra ver o que acontece mundo à fora. Clientes que são enganados, irresponsabilidade dos técnicos, mentiras e até roubos, o currículo de negligências é grande, o de conhecimento não.


Em 2 semanas dois casos me chamaram a atenção. No primeiro deles, numa empresa de auto-peças aqui da cidade, aconteceu o seguinte… O dono da empresa solicitou à empresa que eu trabalho a instalação e configuração de um servidor Linux com proxy,firewall e VPN na Matriz e para isso comprou um “servidor” novo. Chegando na loja, me deparei com o dito servidor novo: um computador enferrujado e mal cuidado, que de novo não tinha nada. Para não ser indiscreto eu perguntei:


- Vocês compraram esse servidor quando ?


- Compramos ontem.


- Certo.


Eu pensei “compraram ontem… Talvez eles não tivessem dinheiro o bastante e tivessem economizado no gabinete”, mas… tudo bem, continuei o serviço. Aliás, ia continuar se não fosse o servidor que não ligava. Vendo que a coisa não ia pra frente resolvi abrir o jogo.


- Cara, esse computador não é novo não. Olha só o gabinete, olha a fonte e a placa de rede toda enferrujada. Tem que trocar isso aqui.


- Mas esse servidor é novo, o rapaz montou ele ontem.


- Amigo, seguinte… Você acha que ele é novo, mas ele não é.


Trocando em miúdos, o técnico vendeu um computador com fonte, placa de rede e gabinete usados pelo preço do novo e além disso não teve o cuidado de ao menos testar o “servidor” que ele montou. No fim das contas o dono da empresa devolveu o computador, não contratou mais os serviços do técnico e foi comprar o servidor em uma loja da cidade.


Outro caso (ontem) aconteceu numa escola aqui da cidade onde eu assumi a parte de TI. O diretor da escola contratou um cara pra dar manutenção aos computadores da instituição. Nessa última semana um dos computadores do laboratório deu problema e o “téco” condenou a placa-mãe da máquina. O diretor, na sua inocência técnica, disse “A placa não presta mais né ? Pode levar pra você  ”. O técnico todo feliz levou a placa. O problema é que junto com ela ele levou o processador e a memória e ficou por isso mesmo. O téco levou a melhor em cima do diretor mas perdeu um cliente e certamente, se depender do diretor da escola, perderá vários outros.


Situações como essas duas que citei acima e outras que vocês devem conhecer são situações que esses profissionais poderiam ter evitado, poderia ter sido honestos e ter conquistado cada vez mais a confiança do cliente. Aqui em casa já fomos vítimas dessas malandragens e a última delas, uma impressora que foi pro concerto e voltou sem funcionar nada, foi parar no PROCON e hoje está no Juizado Especial de Pequenas Causas. Não são poucas as histórias de enrolações e pitús dados em pessoas leigas.


Apesar da profissão contar com profissionais comprometidos com a honestidade e com a qualidade dos serviços prestados, há uma (boa) parcela de pessoas que não estão nem aí pra o que os outros pensam e falam dela.


Como pode um técnico, na ausência de um aterramento, afirmar pra um cliente que “pode deixar assim que vai funcionar  ” ?


Como pode um técnico, na iminência de falha no HD, formatar um computador e não avisar ao cliente sobre o que pode acontecer ?


Como pode um técnico comprar um produto de qualidade duvidosa guiado somente pelo preço ?


Técnicos devem ter conhecimentos técnicos, ele não pode ser apenas mais um usuário entendido que ainda acha que o Linux é uma versão do Windows. Os empresários e as pessoas comuns procuram por profissionais que possam que lhe dar respostas, lhe explicar o que e porque aquilo aconteceu, não basta dizer que uma fonte queimada foi uma consequência do sopro divino ou que uma memória que fez com que o computador apitasse estivesse com problemas. Que sopro divino é esse? Porque o problema na memória ?


Você gostaria de ir ao mecânico trocar uma peça, perguntar o porque da troca e ele simplesmente lhe disser “Apenas teve que trocar” ?


Cada um de nós ao tomarmos nossas decisões e de acordo com nossas atitudes podemos mudar esse cenário. É claro que em toda profissão sempre existirão os maus caráteres e na nossa não será diferente, mas vamos tentar mudar esse cenário e mostrar as pessoas que nem todos nós somos assim.

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