Lendo partições do Linux através do Windows

Postado por Nícholas André | 1 - fevereiro - 2011 | 
http://www.iotecnologia.com.br

Quem usa dual-boot, pode sofrer com um pequeno incoveniente: a impossibilidade de ler partições do Linux apartir do Windows. O inverso é muito fácil, a maioria das distribuiçãos já possuem o suporte nativo ou facilitam bastante a ativação desde recurso. Já o querido Windows não oferece tal suporte, nem tanto facilita esse processo. Mas como a comunidade de Software Livre é muito grande, sempre surgem soluções. Neste post veremos uma dica de um programa para Windows que conseguirá ler partições ext2/ext3/ext4 (usado pela maioria dos usuários).


Se você é usuário novato do Linux e não sabe o que é partição ou não sabe o qual é seu sistema de arquivo, é 99,99999% de chance de ser ext4 ou da famílita ext (digo isso porque na maioria das distribuições o sistema de arquivos ext4 é padrão na instalação).


O uso do programa é muito simples, após instalado, ele nos mostrará todas as nossas partições com sistemas de arquivos da família ext e clicando duas vezes em cima do ícone referente a cada partição, nós visualizaremos os arquivos contidos na partição.


Antes de continuarmos, vamos instalar o programa, o nome dele é ext2explore e pode ser baixado aqui. Após instalado, podemos agora executar o programa. Sempre que você for executar o ext2explore, você precisa executar como administrador. Para fazer isso clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa e clique na opção “Executar como administrador”.


Feito isso, o programa será aberto e em ambas as colunas será mostrado as partições identificadas. No meu caso possuo três partições ext4.


Basta clicar duas vezes em cima da partição desejada que os arquivos serão mostrados. Para salvar qualquer arquivo ou pasta, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo ou pasta desejada e clicar em save (salvar) . Após isso será necessário escolher o local onde o arquivo será salvo.




Por enquanto não é possível copiar arquivos do Windows para a partição Linux, mas isto não é problema, visto que é possível abrir partições NTFS normalmente apartir do Linux.


Quem trabalha com dual-boot, esta dica é muito valiosa, pois as vezes é preciso reiniciar o sistema só para copiar algum arquivo de uma partição ext para a partição do Windows.


.

Comentários