Como fazer backup de seu Disco rígido (Parte 2)

Todos nós sabemos que nós deveríamos fazer backup de nosso sistema regularmente. Mas, se você for com a maioria dos usuários de computadores, essa é uma tarefa que sempre fica para amanhã. O problema é que esse amanhã quase nunca chega até que seu computador sofra um sério problema e seja tarde demais.

Copiar o disco rígido inteiro não é algo muito freqüente entre os usuários. Geralmente, o que se faz é copiar algumas pastas e documentos e nada mais. Daí, quando o computador que nunca foi copiado inteiramente apresenta um problema que requer a formatação do disco rígido ou quando os dados de seus arquivos são corrompidos bate um sentimento de culpa. 

O Backup do Windows


Se você usa o Windows XP você precisará instalar o novo utilitário de backup incluído no pacote. A partir do CDROM de instalação do Windows XP localize a pasta \VALEADD\MSFT\NTBACKUP. Para instalar o programa clique no arquivo NTBackup.MSI.

O utilitário de backup será instalada no grupo Ferramentas de Sistema. Clique Iniciar...Todos os Programas...Acessórios...Ferramentas de Sistemas...Backup.
Este programa tem um assistente que vai orienta-lo para a cópia de segurança. Outro recurso interessante é a criação de um disco de boot para a operação de recuperação de um disco rígido que não inicia normalmente.
Um software de backup bom e barato que você pode experimentar é o Easy Backup que pode ser copiado de http://www.easybackup.com/ para avaliação por 30 dias. Se você desejar, pode adquirir a versão completa por R$99.95.

Backup Incremental e Backup Diferencial


Para poder recuperar seu computador de falhas é lógico que você precisa fazer backup antes. Embora isso seja óbvio, muitos usuários simplesmente não tiram tempo para isso. Alguns outros até acham que fazem backup, mas não têm uma boa estratégia de retenção e recuperação.

O passo inicial é fazer um backup completo de seu sistema. Esse backup inclui todos os arquivos e pastas do computador, bem como a configuração do sistema operacional. O lado negativo do backup completo é o tempo e o espaço consumido.
Para reduzir o tempo e o espaço consumido no backup completo, você pode escolher um backup incremental. Este tipo de cópia de segurança inclui somente os arquivos modificados desde o último backup. Este é o que consome o menor espaço e tempo, porém é mais complexo para restaurar o estado do sistema. Suponha que você tenha feito um backup completo na segunda-feira, e backups incrementais de terça-feira a sexta-feira. Para recuperar seu sistema até a posição de sexta-feira você precisará do backup completo e dos 4 backups incrementais: se um deles falhar, o sistema ficará corrompido.
O backup diferencial inclui os arquivos criados e modificados desde o último backup completo. Este tipo de backup consome mais tempo e espaço que o backup incremental, mas é muito mais fácil para recuperar: basta o backup completo e o ultimo backup incremental para restaurar o estado do sistema.

Dispositivos de Armazenamento e Backup


Você pode compactar e copiar seus arquivos em CDROM. Windows XP compacta as pastas, subpastas e arquivos durante a cópia de segurança. Os arquivos compactados são automaticamente descompactados ao ser restaurados para seu disco rígido.

Você também pode usar um segundo disco rígido como dispositivo de armazenamento e cópia de segurança. Nós temos dois discos rígidos para cópias de segurança que são feitas duas vezes ao dia, todos os dias.
Você pode encaixar um disco rígido em uma baia de seu computador e liga-lo a uma interface IDE ou pode usar um disco externo USB2. A vantagem dos discos externos é que eles suportam muito mais dados que os CDs, além de oferecer alta velocidade na cópia e recuperação. Acima de tudo, o disco externo pode ser ligado a qualquer outro computador.
Nós usamos um VP-9258: Gabinete externo USB 2.0 P/ HD´s IDE VipPower, que opera com discos de tecnologia IDE. e simplesmente plugamos o disco em qualquer um dos quatro computadores com a maior facilidade. classified_info.asp?id=120&parent_id=13&parent_name=Hardware&cat_id=50&sub_name=Disco_Rígido

Serviços de Backup on-line


Uma outra opção para copiar seus dados é contratar os serviços de uma empresa de backup online. Essa opção oferece um nível adicional de segurança ao manter uma cópia de seus dados em um local diferente.

O que aconteceria com sua empresa no caso de um desastre natural, como uma enchente? Seus backups estariam protegidos ou haveria o risco de perde-los junto com seu sistema? É justamente nesse cenário que o backup online surge como solução.
Outra vantagem do backup online é que você pode acessar, carregar,or baixar seus dados de qualquer lugar. Dependendo dos volumes de dados e da freqüência de transferência é necessária uma conexão à Internet de alta velocidade para usar o backup online.
Um serviço de backup online é oferecido pela empresa Backup Now!, no site http://www.backupnow.com e custa R$50.00 por mês para uma área de 1,000MBs de armazenamento.
Se você vai copiar seus dados em CDROM, discos rígidos internos ou externos, ou ainda usar um backup online, pouco importa; o que realmente importa é fazer o backup regular de seus dados críticos.
Se você tem dados críticos, que simplesmente não podem ser perdidos, tome tempo para considerar e investir em um dispositivo de backup ou de um serviço de backup online.
Agora que essa informação está bem fresca em sua mente, pare e faça um backup de seus dados agora mesmo!

Comentários