A tecnologia 3d recentemente se tornou a menina dos olhos de grandes indústrias do entretenimento. Para o cinema, por exemplo, mais do que uma inovação tecnológica, o 3d representa uma reinvenção capaz de resgatar um público há muito tempo perdido para outros meios como o DVD e a internet.
Óculos 3D Anáglifo
Nessa onda você certamente já chegou a utilizar um daqueles óculos de papel com uma lente azul (ou verde) e outra vermelha, mas você sabe porque eles são assim? Por que os óculos são necessários? Enfim, como tudo isso funciona?
Como o tipo de exibição 3d mais comum é no formato Anáglifo é dele que vamos tratar neste artigo.
Para começar, vamos até a produção. A filmagem de uma obra 3d não utiliza apenas uma câmera para captar determinado ângulo como é feito tradicionalmente. Ao invés disso são empregadas duas câmeras que simulam os olhos humanos (uma para o direito e outra para o esquerdo), mantendo uma pequena distância uma da outra, mas sempre na mesma linha horizontal.
Já na tela do cinema são exibidas estas duas imagens simultâneamente e é aí que entram os óculos 3d. Cada uma das lentes tem a propriedade de bloquear uma camada de imagem, que corresponde ao olho oposto, sendo assim, cada olho vê apenas uma das imagens. Como estamos visualizando a mesma imagem de ângulos diferentes o nosso córtex visual se encarrega de uni-las e transformá-las em uma só gerando a perspectiva tridimensional.
Infográfico: Como o 3D Funciona
A qualidade da imagem, é claro, não é das melhores já que há uma grande perda de cores - até mesmo por este ser o modelo mais barato - mas existem também outros capazes de proporcionar uma visualização de imagens em terceira dimensão com qualidade superior.
Comentários
Postar um comentário