Como funcionam os cavalos-de-troia?

Introdução a Como funcionam os cavalos-de-troia

Uma das mais duradouras da história, a Guerra de Troia (em inglês), o mais importante conflito da mitologia grega, teve seu desfecho de maneira inesperada. Tentando achar uma forma de entrar na cidade de Troia, fortemente protegida, o grande guerreiro Odisseu ordenou a seus homens que construíssem um cavalo de madeira que fosse grande o bastante para comportar vários soldados gregos em seu interior. O cavalo era um animal sagrado para os troianos. Quando a estrutura foi finalizada, ele e vários outros guerreiros entraram no cavalo, enquanto o restante dos gregos navegou para longe de Troia para dar a impressão aos troianos de que eles estavam admitindo a derrota e debandando. Quando viram os gregos indo embora, os troianos comemoraram a vitória e, vendo o cavalo de madeira, levaram-no para dentro da cidade.



Andrey Volodin/iStockphoto.com
Cavalos-de-troia podem colocar seu computador em risco e causar lentidão ou danos ao sistema


Após proclamar vitória e festejar a noite toda, os cidadãos de Troia foram dormir. Foi então que Odisseu e seus homens saíram do Cavalo de Troia e devastaram a cidade, vencendo a guerra.


Além de conhecer o Cavalo de Troia da mitologia grega, provavelmente você também conheça o termo que se refere a computadores. Cavalos-de-troia são programas comuns, porém perigosos, que se escondem atrás de outros programas aparentemente inofensivos. Eles funcionam da mesma forma que o antigo Cavalo de Troia: uma vez instalados, estes programas infectam outros arquivos de seu sistema e aumentam as chances de devastação de seu computador. Eles enviam até mesmo informações importantes de seu computador pela Internet para o desenvolvedor do vírus. O desenvolvedor pode então controlar o seu computador, causando lentidão no funcionamento do sistema ou fazendo com que o sistema entre em colapso.


Apesar de não serem realmente vírus, eles são chamados de "Vírus Cavalo-de-Troia", "Vírus Trojan", "Cavalo-de-Troia" ou simplesmente "Trojans". Mas não importa a nomenclatura, todos eles significam a mesma coisa. Mas o que aconteceu? Antes de mais nada, como este cavalo de troia entrou em seu computador? E o que você pode fazer para evitar que sua máquina seja invadida?

Comentários