Caso o tutorial ensinando como desbloquear o Traffic Shaping para aumentar a velocidade de download não estiver dando muito resultado, talvez seja hora de pensarmos em liberar portas do seu modem/router ADSL usando uma configuração via NAT (Network Address Translation), Inbound Server, DMZ e/ou pelo PortForward, dependendo do modelo de modem que você tem.
Tendo como base que você já conhece o funcionamento dos itens citados acima, abaixo segue um tutorial passo-a-passo para a configuração de cada um destes e liberar, de uma vez por todas, a ID Alta do eMule e o fim dos downloads lentos do uTorrent. Confira:
Lista de portas recomendadas
Muitos aplicativos online, tais como eMule usam portas TCP/UDP pré-configuradas. No caso do eMule a porta TCP padrão é a 4662 e a UDP 4672, mas o que muitos não sabem, é que qualquer porta serve, desde que esta não esteja bloqueada diretamente pela sua operadora banda larga.
Por isso, após abrir uma porta, seria interessante você testar se a escolhida se encontra realmente disponível e liberada. Acesse então o TCP/UDP Port Connection Tester e digite a porta que você acabou de liberar.
As seguintes portas são recomendadas: 38260, 53878, 54136, 55557 e/ou 62161. Se precisar de mais portas, basta abrir o uTorrent, clicar em Opções/Preferências/Conexão e, em seguida, clicar no botão Porta Aleatória para gerar novas opções.
ATENÇÃO: Além de abrir as portas no seu modem, você também precisa configurá-la no eMule e/ou no uTorrent, caso contrário, nada adiantará.
Abrindo portas usando NAT (Network Address Translation)
Antes de qualquer coisa, você precisa acessar o painel de controle do seu modem/router. Caso tenha dúvidas de como realizar esta etapa, confira a lista completa de modelos e marcas de modem ADSL com IP de acesso, login e senha. A partir daí localize no menu, a opção NAT e siga os passos a seguir:
1. Dentro de NAT, clique em Add Rule.
2. Em Rule Type, selecione a opção Redirect.
3. Em Protocol, será necessário o uso de TCP e também do UDP.
4. Primeiro vamos configurar o TCP selecionando esta opção.
5. Em Local IP digite o seu IP que você está usando em sua rede interna. Ex.: 192.168.1.1.
6. Em Global Address From digite o IP 0.0.0.0. Assim todos os IP’s da rede interna estarão liberados para usarem esta regra.
7. Em Global Address To faça o mesmo que no item 6.
8. Em Destination Port From selecione Any Other Port e digite a porta 48970. OBS.: Vide lista das melhores portas no início deste artigo.
9. Em Destination Port To faça o mesmo que no item 8.
10. Clique agora em Submit.
11. Faça novamente o mesmo processo (com as mesmas configurações) usando agora o Protocol UDP, conforme citado no item 3.
12. No final, clique de novo em Submit, em seguida em Save e por último em Reboot. Pronto!
Abrindo portas usando Inbound Server
Use este tutorial se o modelo do seu modem não tiver a opção NAT, seguindo os passos abaixo:
1. No menu do seu modem, acesse a opção Inbound Server para entrar em Server Configuration.
2. Em Port digite 48970 e em Protocol selecione TCP.
3. Em Server IP Address digite o IP da sua rede interna. Ex.: 192.168.1.1.
4. Clique em Add.
5. Repita o mesmo processo usando o Protocol UDP.
6. Clique em Add.
7. Clique em Ok, depois em Save e em seguida em Reboot. Pronto!
Abrindo portas usando DMZ (Demilitarized Zone)
Somente use esta opção em último caso, pois ativando a opção DMZ, você estará liberando todas as portas da sua rede. Mas se nenhuma das opções acima funcionar, faça a ativação do DMZ e configure o seu IP interno (ex.: 192.168.1.1) para que o DMZ redirecione o que foi enviado para o IP da conexão para o IP da rede interna.
Abrindo portas usando o PortForward
Outra opção interessante é usar o PortForward para configurar qualquer modelo de modem e/ou roteador disponível no mercado hoje em dia. Uma vez acessando este site, localize o modelo do seu aparelho. Em seguida lhe será exibida uma lista contendo tutoriais ensinando como liberar as portas de centenas de aplicativos online.
winsor erva desviador atflex p3300 jlu
Comentários
Postar um comentário