Setup Avançado (Cont.)
Continuaremos com as principais opções existentes no setup avançado do micro.
Password Checking Option (ou Security Option): No menu principal do setup podemos definir, através da opção Change Password, uma senha que será pedida quando o micro é ligado. Através dessa opção configuramos quando essa senha será solicitada: sempre em que ligamos o micro (opção Always ou System) ou então só quando tentamos entrar no setup (opção Setup). A configuração fica a seu critério, de acordo com a sua política de segurança.
Swap Floppy Drive ou Floppy Drive Swapping: Essa opção troca a unidade A com a B. Isto é, se a sua unidade A for de 5 1/4" e a B, de 3 1/2", habilitando essa opção a unidade A passará a ser a de 3 1/2" e a B, a de 5 1/4". Como hoje em dia a maioria dos micros só possui uma única unidade de disquetes (de 3 1/2"), essa opção deve permanecer desabilitada.
PCI VGA Palette Snooping ou VGA Palette Snoop: Essa opção compatibiliza algumas placas de vídeo antigas de alta resolução com o padrão VGA. Como atualmente todas as placas de vídeo são compatíveis com esse padrão, essa opção deve ficar desabilitada.
Hard Disk Type 47 RAM Area ou Extended ROM RAM Area ou Extended BIOS RAM Area ou Scratch RAM Option: Essa opção configura como será acessada a área de memória RAM que o BIOS usa como rascunho. Existem duas opções: "DOS 1KB", que diminui a memória convencional de 640 KB para 639 KB e usa essa área de 1 KB para acessar a área de rascunho; ou "0:300", que usa o endereço 300h para acessar essa área de rascunho. A primeira opção é melhor, já que a segunda opção normalmente fará com que o seu micro apresente conflito com uma placa de rede, que placas de rede normalmente utilizam o endereço 300h para se comunicarem com o micro. Essa perda de 1 KB de memória atualmente é desprezível.
External Cache Memory ou L2 Cache Memory: Habilita o cache de memória L2. Habilite, ou o seu micro ficará muito lento.
Internal Cache Memory ou L1 Cache Memory: Habilita o cache de memória L1. Habilite, ou o seu micro ficará muito lento.
System BIOS Cacheable ou System ROM Cacheable ou System BIOS Cacheable: Essa opção faz com que o BIOS do micro seja acessado usando o cache de memória, o que aumenta o desempenho do micro consideravelmente. Portanto, habilite essa opção.
Video BIOS Cacheable ou Video Cacheable Option ou Video ROM Cache: Idem para a memória ROM da placa de vídeo. Habilite essa opção.
System ROM Shadow ou Main BIOS Shadow ou Adaptor ROM Shadow F000, 64K ou F Segment Shadow: O shadow é uma técnica onde o conteúdo da memória ROM é copiado para a memória RAM e a memória RAM passa a ser acessada em vez da ROM. Isso é feito de forma a aumentar o desempenho do micro, já que o tempo de acesso da memória ROM é maior do que o tempo de acesso da memória RAM (ou seja, a memória ROM é mais lenta do que a RAM). Essa opção habilita o shadow do BIOS do micro, fazendo com que o conteúdo do BIOS seja copiado para a RAM e, a partir de então, o processador passa a acessar a cópia do BIOS que está na memória RAM e não mais diretamente a memória ROM do micro. Obviamente recomendamos que essa opção seja habilitada.
Video ROM Shadow ou Adaptor ROM Shadow C000, 32K ou Adaptor ROM Shadow C400, 16K: Idem para a ROM da placa de vídeo. Recomendamos que essa opção seja habilitada.
Outras opções de Shadow: Outras opções de shadow deverão permanecer desabilitadas, já que normalmente não há outras memórias ROM no micro e, portanto, não há a necessidade de se habilitar shadow de outras áreas de memória.
Comentários
Postar um comentário