A compra de notebooks, isto é, de computadores portáteis de pequenas dimensões, está a crescer actualmente, sendo o principal motivo, o baixo preço e as vantagens em relação ao computador de mesa, já não falando na “necessidade” de ter um PC sempre por perto.
Com a facilidade de pagamento e a ânsia de ter um notebook o mais rápido possível, muitos utilizadores esquecem-se de ter em conta alguns pontos que são primordiais?
Que adianta ter um portátil que lhe oferece comodidade, se não lhe oferece desempenho? Ou vice-versa?
Portanto, aqui vão algumas dicas a ter em conta:
- Tem de ter conexão Wireless (sem-fios).
- Tem de ter conexão Bluetooth.
- Disco de 160 GB no mínimo.
- Portas USB, 3 no mínimo.
- Processador de preferência Dual Core e com velocidade mínima de 2 GHz
- Não precisa para nada de Leitor / Gravador de DVD (só fica a pesar mais), para alguma coisa existem as PENs USB.
- Quanto ao ecrã:
se quer um notebook verdadeiramente “transportável”, para nunca se cansar de andar com ele, então escolha um ecrã de 10 / 11 polegadas
se pelo contrário é para ser utilizado durante horas a fio e a transportabilidade não é tão importante, então escolha o portátil com 13 / 15 polegadas.
- Quanto à memória, se o notebook tiver Windows XP, 2 GB serve, se tiver Windows Vista ou Windows 7, pelo menos 4GB de memória. Mas lembre-se de quanto mais memória, melhor!
- Verifique também a autonomia da bateria, quanto mais durar melhor.
- As ligações: portas USB e conexão dos auscultadores e microfone, devem estar nas partes laterais, preferencialmente à esquerda (se for dextro) por causa do movimento do rato, não queira conexões na frente do computador, só atrapalham.
- Para finalizar, falta falar no teclado. Primeiro que tudo os diversos caracteres inscritos em cada tecla devem estar a “branco”, fujam dos cinzas! Outro ponto importante é as teclas serem “baças” para não reflectirem a luz e prejudicar a visão. Só mais um ponto, a tecla CTRL esquerda deve ser a primeira da fila do teclado; alguns teclados de notebooks, têm primeiro a tecla “Fn” e depois a tecla CTRL; isto só baralha, pois já todos estão habituados à posição do CTRL.
- Só mais uma coisa: um Rato sem-fios é uma mais valia.
São estes os principais factores que se deve ter em conta na compra de um notebook.
Comentários
Postar um comentário