aprenda a configurá-lo corretamente Virtual Java,

UN JVM

Desde que a Microsoft foi obrigada judicialmente a parar de dar suporte à sua Máquina Virtual Java, os usuários têm duas escolhas: ficar com a máquina da Microsoft ou migrar para a da Sun. Muitos usuários relutam em instalar a máquina virtual da SUN pois dizem que gastam memória, que ocupa muito espaço desnecessário... e neste tutorial mostrarei o que é verdade e o que é mentira nestas afirmações.

Fazendo o download:

1. Muitos já sentem dificuldades em baixar o JVM da Sun (JVM=Java Virtual Machine ou Máquina Virtual Java) porque o site é muito complicado. Na verdade não é nem um pouco complicado baixar o JVM: primeiro entre no site do Java (www.java.sun.com) e clique em "J2SE 1.4.1" no canto direito:


2. Agora escolha seu sistema e clique em download na coluna JRE. Existem versões para Windows, Linux, Solaris ...


3. Agora clique no botão Accept para aceitar o contrato de utilização do JVM. Clique no link que aparecerá o link para o JVM da Sun (7,88 Mb):


Instalando

1. Execute o arquivo baixado: depois de carregar o instalador, clique em Yes na primeira tela para aceitar o contrato.


2. Escolha a opção Custom para ter mais opções de instalação e clique no botão Next.


3. Escolha aonde o JVM será instalado clicando no botão Browse e clique em Next para continuar a instalação.


4. Agora marque os browsers que usarão o JVM e clique em Next.


5. Depois de clicar em Next, o JVM será instalado:


6. O programa se fechará sozinho quando a instalação for terminada. Reinicie o computador indo em Iniciar -> Desligar -> Reiniciar.


Configurando o JVM da Sun:

1. A primeira coisa a se fazer é retirar o "Java Web Start" (um conjunto de programas Java): se você não quiser utilizá-lo (como a maioria dos usuários), entre no Painel de Controle > "Adicionar/Remover Programas" e remova esse item.


2. Agora entre em um site que exija Java (usarei no exemplo o http://go.icq.com). Perceba que um ícone do Java aparece na área de notificação, consumindo memória e roubando processamento: é o console do JVM, com atalhos para diversas funções. Este console é o maior motivo de reclamação dos usuários pois muitos não conseguem tirá-lo e por isso falam que o JVM gasta muita memória.

Comentários