Windows para tablets só em 2012...


Fontes seguras afirmam que a Microsoft só entrará pra valer na briga dos tablets, com uma versão do Windows feita exclusivamente para essa categoria de dispositivos, em 2012.




Fontes seguras, mas anônimas por conta da política de não divulgação da MIcrosoft, disseram ao Bloomberg que, ao contrário do que o CEO da Microsoft disse alguns meses atrás, a empresa ainda demorará um bocado para entregar uma versão do Windows otimizada para tablets. A nova previsão é meados de 2012.






A Microsoft, que em janeiro anunciou estar trabalhando numa versão do Windows compatível com processadores ARM em paralelo com as tradicionais destinadas a x86/x64, tem sérios problemas em adaptar a atual versão do Windows para tablets. A interface do sistema foi feita e funciona bem com mouse e teclado; quando dedos entram na jogada, tudo fica complicado e estranho.


Essa é a terceira vez que a leva de tablets Windows é adiada. A primeira vez que se falou nisso foi na CES de 2010, quando Ballmer, empunhando um Slate PC da HP, prometeu uma enxurrada deles para até o fim do ano. Não veio. Um ano depois, novas promessas na CES 2011, com alguns projetos, como o Eee Slate EP121, da ASUS, e o PC7 Sliding Series, da Samsung, com Windows 7, puxando a fila. Esses deverão sair, mas ainda com gostinho de desktop.


Há dois dias, a Apple, que hoje domina o mercado de tablets com 90% de market share, anunciou a segunda geração do iPad. Mais fino, leve, com câmeras frontal e traseira e processador mais veloz, o iPad 2 representa um grande avanço no segmento e uma tremenda dor de cabeça para fabricantes que apostam no Android. Os primeiros dispositivos equipados com a versão do sistema da Google otimizado para tablets, a Honeycomb, começaram a aparecer. A recepção da crítica especializada foi bem morna, com comentários como "parece beta" ou "é um produto inacabado" dando o tom das análises. Sob esse ponto de vista, há quem diga que repetir a estratégia do Windwos Phone 7 (observar, produzir algo bom e, então, lançar) será repetida pela Microsoft no vindouro Windows para tablets.


Publicado por Rodrigo P. Ghedin em 04/03/11 às 14h29

Comentários